“Não me dê bom dia. Me dê um café”. Essa frase, que virou meme na internet e passou a estampar camisetas por aí, reforça o que muita gente busca ao acordar (e até mesmo ao longo de todo o dia): o efeito estimulante causado pelo consumo de cafeína.
Por suas características, esse ingrediente é bastante utilizado na composição de suplementos alimentares, que prometem promover mais energia e concentração para quem consome.
Mas, será que essa é mesmo a melhor opção para você ter mais disposição ao longo do dia? Com os efeitos colaterais, vale a pena consumir suplementos alimentares com cafeína? É isso que você vai conferir no artigo abaixo, onde também apresentamos dicas para você substituir o ingrediente na dieta e, ainda assim, conquistar a dose de energia que você tanto busca.
O que é a cafeína?
A cafeína é uma substância química natural, presente não só no café, como também em alguns outros alimentos, como o cacau, o guaraná e o chá verde. O ingrediente atua estimulando nosso sistema nervoso central e, por isso, tem efeitos no aumento do foco, do raciocínio e do nosso desempenho em atividades físicas.
Uma pesquisa realizada em 2010 mostrou que cerca de 80% da população mundial consome pelo menos um produto que contém cafeína por dia. E é fácil entender o porquê. Além dos alimentos mencionados acima, a substância também costuma ser encontrada em chocolates, chás, refrigerantes, medicamentos e alguns tipos de sementes.
Portanto, mesmo que você não beba café, é possível que você esteja consumindo cafeína no seu dia a dia. E você sabe quais são os possíveis efeitos desse consumo no seu organismo? É só continuar a leitura para entender!
Quais os efeitos colaterais da cafeína no organismo?
Apesar de proporcionar resultados positivos para o nosso corpo, como o aumento do foco e a potencialização da nossa energia, o consumo de cafeína também pode provocar alguns efeitos colaterais indesejados, como insônia, ansiedade, aumento da sudorese, irritabilidade, dor de cabeça, vício e sensação de queimação e azia. E não é só isso.
Algumas pessoas, por exemplo, têm o hábito de consumir alimentos com cafeína antes do treino, levando em conta a ação estimulante da substância. No entanto, já há estudos que associam o consumo de cafeína à dificuldade de recuperação cardíaca. Ou seja, apesar de ser normal seu coração acelerar durante uma atividade física, seus batimentos podem demorar mais a voltar aos parâmetros normais caso você tenha ingerido a substância.
É bom levar isso em conta na hora de escolher os suplementos que você usa. Consumir produtos que contenham cafeína em sua composição pode não ser uma boa ideia.
Dica: 9 dicas de como diminuir a ansiedade
Quais as contraindicações do consumo de cafeína?
Se você acha que todo mundo pode consumir cafeína sem problemas, saiba que não é bem assim. Além dos efeitos colaterais que apresentamos acima — que podem trazer consequências mais graves para qualquer um —, alguns grupos de pessoas devem tomar ainda mais cuidado com o consumo da substância.
Quem sofre de ansiedade severa, por exemplo, deve evitar ou reduzir o consumo de cafeína. Se consumido em quantidade elevada, o ingrediente pode provocar sensações que são potencializadas em pessoas ansiosas, como tremores, sudorese e batimentos acelerados. Além disso, por ter uma grande capacidade de irritação da mucosa gástrica, a cafeína também não é recomendada para pessoas com úlcera, gastrite ou outras doenças gastrointestinais.
O alerta também vale para quem sofre com hipertensão ou arritmia, visto que a cafeína atua no sistema nervoso central e, portanto, pode elevar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A substância também deve ser consumida com bastante cautela por mulheres durante a gestação, pois especialistas defendem que um consumo elevado por aumentar o risco de aborto espontâneo.
Mas, e quem pratica atividade física? Visto que a cafeína tem potencial para aumentar nosso desempenho físico, o consumo da substância, especialmente por meio de suplementos, é recomendado? É sobre isso que vamos falar agora!
Vale a pena consumir suplementos com cafeína?
Por mais que ela tenha uma ação estimulante e forneça mais energia para o nosso corpo, é preciso ter muito cuidado ao consumir cafeína antes dos treinos. Como mencionamos acima, o ingrediente pode alterar o ritmo cardíaco, aumentando o risco para quem está praticando uma atividade e, portanto, já está com os batimentos mais acelerados.
Além disso, o nosso organismo tende a se acostumar com a cafeína. Por isso, com o uso, o efeito no corpo diminui.
A boa notícia é que existem diversas alternativas para substituir o consumo de cafeína, inclusive suplementos que promovem a melhora do desempenho físico e o aumento da energia, mesmo sem conter a substância em sua composição.
Dicas para substituir o consumo de cafeína
Agora que você conhece os possíveis efeitos colaterais da cafeína e entende que a substância pode não ser a melhor opção para o seu organismo, você pode estar se perguntando onde você pode encontrar a energia que só o café te dá. Calma que nós vamos te ajudar!
Alimentos
Alguns alimentos, mesmo sem ter cafeína, têm propriedades suficientes para garantir a disposição que o seu corpo precisa. É o caso, por exemplo, da semente de linhaça, que é rica em fibra e energia e pode ser um ótimo ingrediente para compor suas receitas de shakes e sucos.
O chá verde também é uma boa pedida para reduzir o consumo de cafeína, sem perder a energia que o seu corpo precisa. Com uma dose da substância bem menor do que o café, a bebida tem ação termogênica, acelerando o metabolismo e dando mais energia para o seu organismo.
Suplementos sem cafeína
E se você pensa que, para ser bom e te garantir a performance muscular que você busca nos seus treinos, o suplemento precisa ter cafeína, a gente quer te apresentar outras opções. Suplementos livres de estimulante incluem ingredientes naturais que promovem os mesmos efeitos na melhora do foco, da energia e da resistência física.
É o caso dos produtos da INFTY, que são 100% naturais e livres de cafeína, e podem ser grandes aliados dos seus treinos. O proYOU, por exemplo, atua diretamente na melhora da energia e da força, na redução da fadiga e em uma recuperação mais rápida do corpo. Composto por Beta Alanina, Mangnésio Dimalato, Cordyceps militaris e Rhodiola, o composto dá o impulso que o seu corpo precisa para operar em alto nível.
Você já entendeu que você não precisa de cafeína para alcançar a sua mais alta performance, não é mesmo? Conheça os demais produtos da INFTY e veja como eles podem te ajudar na busca por mais saúde, bem-estar e qualidade de vida e no encontro com a sua melhor versão.
Categorias: proYOU