YOUness

Qual a diferença entre Prebióticos e Probióticos?

Qual a diferença entre Prebióticos e Probióticos?

Sabe aquele produto que você, provavelmente, consumia na infância e sabia que era benéfico para a sua saúde, porque ele tinha lactobacilos vivos? Esse é um bom exemplo de probiótico, um tipo de alimento que faz bem para o seu corpo. Apesar do nome ser comum, muita gente confunde prebióticos e probióticos, que, apesar de estarem relacionados ao sistema digestivo e fazerem bem para o seu organismo, possuem características diferentes.

No artigo abaixo, vamos explicar a diferença entre prebióticos e probióticos, mostrando os benefícios que esses alimentos trazem para o seu corpo, onde você pode encontrá-los e dicas para você cuidar melhor da saúde do seu intestino. Acredite: manter a saúde intestinal em dia é fundamental para manter o seu corpo saudável.

Afinal, o que são prebióticos?

Para traduzir o que são prebióticos de maneira simples, podemos dizer que eles são componentes que atuam na reprodução de bactérias desejáveis no intestino. O sistema digestivo não consegue, por sua própria conta, digerir as fibras contidas em comida vegetal e os prebióticos são, exatamente, os responsáveis por quebrar esses compostos e, a partir deles, produzir substâncias benéficas para o seu corpo.

Ao cumprirem sua principal missão no nosso sistema digestivo, os prebióticos ajudam no alívio da constipação, na regulação da absorção de cálcio e na diminuição do risco de osteoporose, aterosclerose e câncer de cólon.

E o que são os probióticos?

Já os probióticos, segundo a definição da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), são microorganismos vivos que promovem um aumento de bactérias boas no intestino, ao mesmo tempo que impedem o crescimento de bactérias más, responsáveis por trazer doenças para o nosso corpo. Culturas vivas desses organismos (os “lactobacilos vivos”, por exemplo) equilibram a flora intestinal, favorecendo sua saúde digestiva e imunológica.

Entre os benefícios proporcionados pelos probióticos estão a redução dos níveis de colesterol, o aumento da absorção de vitaminas e minerais e a estimulação do sistema imune. Além disso, os componentes também contribuem para promover a digestão da lactose em indivíduos com intolerância, prevenir infecções urogenitais e reduzir o risco de câncer de cólon.

O que muda no corpo depois da ingestão de prebióticos e probióticos?

Tanto os prebióticos quanto os probióticos têm um papel muito importante no equilíbrio e na saúde da nossa flora intestinal e contribuem, se consumidos regularmente e em quantidades adequadas, para a prevenção de muitas doenças.

O que muda no corpo depois da ingestão de prebióticos e probióticos é, basicamente, a estabilidade da presença de bactérias no seu organismo. Responsáveis por favorecer a produção de bactérias “do bem” e impedir a produção de “bactérias do mal”, esses componentes promovem a segurança que o seu intestino precisa para funcionar bem.

E, apesar de ser apenas um órgão, o intestino conta com microorganismos que são responsáveis por regular diversas funções de todo o seu organismo. Ou seja, ao consumir prebióticos e probióticos e otimizar o funcionamento do seu intestino, você está cuidando da saúde do seu corpo!

Quais as fontes de prebióticos e probióticos?

É importante que você saiba que prebióticos e probióticos podem ser encontrados em produtos que estão ao alcance de suas mãos. Diversos alimentos e suplementos contam com esses elementos em sua composição e, se você ainda não fez isso, está na hora de incluí-los na sua dieta.

Os prebióticos, por exemplo, podem ser encontrados em vegetais como alho, chicória, cebola, alho-poró, aspargo, banana, aveia, maçã, semente de linhaça, cevada e cacau. Os alimentos ricos em probióticos, por sua vez, são leite fermentado, iogurte natural, picles, azeitonas verdes, alguns queijos (como cottage e kefir) e pães com fermentação natural.

Vale dizer que para cumprirem sua missão no intestino, esses alimentos precisam ser ingeridos na quantidade e na frequência adequada, o que pode variar de organismo para organismo. Além do mais, também é importante que você saiba que existem suplementos ricos em prebióticos e probióticos e que vale a pena avaliar a possibilidade de incluí-los na sua dieta — desde que eles sejam naturais, claro.

Como cuidar da saúde do seu intestino?

Falamos mais acima, mas vale a pena repetir: cuidar da saúde do seu intestino é cuidar da saúde do seu corpo, já que o bom funcionamento desse órgão é vital para o equilíbrio do organismo como um todo. Confira abaixo alguns hábitos que podem fazer bem ou mal para o seu intestino e aprenda a cuidar desse órgão tão importante.

Hábitos que podem ser nocivos para a saúde intestinal

Entre os hábitos que prejudicam o bom funcionamento do seu intestino estão:

  • Manter um sono desregulado;
  • Viver à base de proteínas;
  • Comer fast-food ou comidas muito industrializadas com frequência;
  • Segurar a ida ao banheiro;
  • Ficar o dia todo sentado;
  • Consumir bebidas alcoólicas exageradamente.

Hábitos que podem ser benéficos para a saúde intestinal

Em contrapartida, existem alguns hábitos que fazem muito bem para o seu intestino e você deve começar a incluí-los na sua rotina agora mesmo. São eles:

  • Consumir bastante líquido, especialmente água e chás;
  • Aumentar a ingestão de frutas;
  • Inserir na dieta alimentos ricos em fibras, como feijão, ameixa preta e laranja;
  • Evitar açúcar e farinha refinados;
  • Consumir lácteos fermentados de boa qualidade;
  • Praticar atividades físicas regularmente.

Sabe o que também pode te ajudar a melhorar o funcionamento do seu intestino? Consumir um composto natural rico em prebióticos e probióticos. O YOUness, por exemplo, é um produto 100% natural, que promove a melhoria da saúde do seu intestino, a otimização da absorção de nutrientes pelo seu organismo e a redução do inchaço e da indigestão.

Com o YOUness, a ingestão diária de prebióticos e probióticos está garantida, com qualidade e quantidade ideal, o que promove os benefícios para a digestão de forma mais rápida e eficaz.

INFTY - YOUness

Conheça o YOUness

Composto por psyllium, bifidobacterium, lactobacillus e bacillus clausil, o YOUness promove bem-estar digestivo, reduzindo a proliferação de bactérias más e beneficiando a sua flora intestinal. Além disso, o produto ajuda o seu organismo a aproveitar melhor o seu cardápio alimentar, uma vez que ele potencializa a absorção dos nutrientes ingeridos.

O composto é produzido pela INFTY, uma marca de saúde e bem-estar no Brasil, que combina alto desenvolvimento tecnológico, pesquisa e as mais completas fórmulas naturais. É a primeira marca que atua sustentada no conceito de nutrinteligência, que diz respeito à ciência de construir a melhor relação entre os elementos que a natureza oferece, combinando-os de forma assertiva e eficiente, para que seu corpo conquiste, de forma limpa, a melhor performance que você pode ter em cada momento da sua vida.Vale a pena, inclusive, conhecer os demais produtos da marca, porque além do seu intestino, os compostos naturais te ajudam a cuidar do seu organismo como um todo, promovendo bem-estar, qualidade de vida e mais saúde para o seu corpo e para a sua mente.

Categorias: YOUness