Com uma rotina cada vez mais atribulada e o volume de preocupações que tomam conta da nossa mente, dormir bem tem sido um grande desafio para muita gente. Por isso, inclusive, muitas pessoas têm buscado alternativas para melhorar a qualidade do sono e o país tem observado um aumento do consumo de medicamentos para dormir.
Mas, será que tomar remédios para garantir a qualidade do sono é mesmo a melhor opção? No artigo de hoje, vamos falar sobre os efeitos colaterais provocados pelos medicamentos e te apresentar dicas práticas, naturais e fáceis que você pode adotar agora mesmo para você dormir melhor e garantir o descanso que o seu corpo e a sua mente merecem.
Qual a importância de ter uma boa noite de sono para a saúde e o bem-estar do corpo e da mente?
Acredite se quiser: enquanto você dorme, seu organismo trabalha mais do que nunca. É durante o sono que as principais funções restauradoras do seu corpo são exercidas, incluindo a síntese de proteínas, o crescimento muscular e o reparo dos tecidos. É ali que suas energias são repostas e seu metabolismo regulado, da forma que você precisa para manter a saúde do corpo e da mente.
E dormir bem, vale ressaltar, não está necessariamente ligado à quantidade de horas de sono — esse é um fator que, inclusive, varia de pessoa para pessoa. O importante é garantir a qualidade desse período de descanso e entender que cada um precisa conhecer os limites e as necessidades do seu organismo.
O que pode prejudicar a qualidade do sono?
Além das preocupações que costumam ocupar nossa mente, muitos outros fatores podem prejudicar a qualidade do sono, incluindo o consumo de refeições pesadas à noite, bebidas alcoólicas e cigarros antes de ir para cama.
Características do ambiente também são fatores que podem impactar negativamente esse momento de descanso. Temperatura desregulada (muito frio ou calor), ruídos ou até mesmo uma iluminação inadequada podem prejudicar o funcionamento do seu organismo e piorar a qualidade do seu sono.
Quais os efeitos da baixa qualidade do sono?
Sentir-se cansado e com sono o dia todo não são os piores efeitos que uma noite de sono mal dormida pode causar em você. Na verdade, as consequências podem ser bem piores. Conheça algumas delas!
Dormir mal aumenta o risco de doenças
Sem o descanso adequado, o organismo libera menos substâncias que agem no combate a vírus e bactérias, o que pode prejudicar seu sistema imunológico e deixar seu corpo mais vulnerável a diversas doenças, incluindo depressão, doenças cardíacas e até mesmo câncer.
Dormir mal reduz o metabolismo
A melatonina, o hormônio do sono, regula a ingestão alimentar, o fluxo de nutrientes e o gasto de energia no nosso organismo. E esses fatores são fundamentais para a perda e a manutenção do peso, o que pode tornar a má qualidade do sono ainda mais agravante.
Dormir mal pode impactar na libido
Se seu sono não for suficiente para o descanso que o seu corpo precisa, seu organismo recebe uma descarga de cortisol e adrenalina, hormônios que provocam cansaço. E esse cansaço prolongado pode interferir até mesmo na sua disposição para o sexo.
Quais elementos são importantes para quem busca ter um sono melhor de maneira natural?
Com todos esses impactos que uma noite de sono mal dormida pode causar no nosso organismo, fica fácil entender por que muita gente têm buscado alternativas para dormir melhor. No geral, as pessoas estão em busca de mais qualidade de vida, uma rotina mais organizada — com horários definidos e disposição para fazer tudo o que precisa —, melhor funcionamento do metabolismo do organismo e mais humor e felicidade.
Diversos estudiosos associam a qualidade do sono a transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. Por isso, uma noite de sono bem dormida não ajuda só na saúde do corpo, mas também, de forma muito consistente, na saúde da mente.
Quais os efeitos colaterais dos medicamentos para melhorar a qualidade do sono?
Diante da importância de um sono de qualidade e da dificuldade de alcançar isso no dia a dia, muitas pessoas têm recorrido a medicamentos para dormir melhor. No entanto, esses remédios provocam efeitos colaterais que, a médio e longo prazo, podem fazer mais mal do que bem para o nosso organismo.
O primeiro efeito mais conhecido é a dependência — se o uso for prolongado, pode ser difícil acostumar o seu corpo a dormir sem o medicamento. Mas, além disso, esses remédios também podem causar aumento de sono durante o dia (o que dificulta que você execute suas atividades), perdas de reflexo (e por isso, os laboratórios não indicam dirigir após consumir esse tipo de medicamento) e até mesmo disfunções sexuais.
Dica: Suplementos com ou sem cafeína: qual a melhor opção?
Como melhorar a qualidade do sono de forma natural?
Se você está em busca de mais qualidade no seu sono, mas entendeu que os medicamentos podem não ser a melhor opção para você, temos uma boa notícia. Alguns hábitos simples, que você pode adotar a partir de hoje, podem contribuir — e muito — para que você durma melhor. Quer ver?
Faça práticas de relaxamento e respiração
Manter uma respiração profunda e controlada e adotar práticas de relaxamento (como a meditação) ajudam o seu cérebro a entender que é hora de descansar.
Prepare o ambiente
Garanta que o espaço que você dorme tem a temperatura, a iluminação e o silêncio adequado e oferece o conforto necessário para que você tenha uma boa noite de sono.
Ouça músicas relaxantes
Ouvir músicas capazes de relaxar os seus músculos e distrair a sua mente pode ser uma excelente técnica para avisar o seu corpo que você está em um momento de descanso.
Evite ingerir alimentos pesados antes de dormir
Se seu organismo tiver que trabalhar pesado no processo digestivo durante a noite, ele certamente não vai passar pelo processo restaurador que um sono de qualidade garante.
Adote uma rotina regular de sono
Seu organismo não gosta de ser pego de surpresa e, por isso, manter uma rotina regular de sono pode ser fundamental para que ele funcione em sua máxima performance e entenda quando é hora de trabalhar e quando é hora de descansar.
Pratique exercícios físicos durante o dia
Nem precisamos falar sobre benefícios das atividades físicas para seu corpo e sua mente, mas é importante ressaltar que se exercitar próximo da hora de dormir pode agitar seu organismo e prejudicar o seu descanso. Por isso, opte pelo período da manhã ou da tarde.
Evite dormir durante o dia
Aquele cochilo depois do almoço pode ser restaurador e é ótimo, mas dormir por muito tempo durante o dia pode prejudicar sua noite de sono e impedir que seu corpo tenha o descanso que precisa.
Experimente compostos naturais
Existem produtos naturais no mercado que podem te ajudar a alcançar mais qualidade no seu sono, sem precisar experimentar os efeitos colaterais dos medicamentos. O reYOU, por exemplo, é um suplemento natural que atua na regulagem do humor, no controle do estresse, no combate à ansiedade e na promoção de um sono reparador.
Produzido pela INFTY, o produto é 100% natural e não contém glúten. Assim como os demais produtos da marca, o reYOU é produzido com base no conceito de nutrinteligência, a ciência de construir a melhor relação entre os elementos que a natureza oferece para que seu corpo conquiste, de maneira limpa, a melhor performance que você pode ter a cada momento — inclusive dormindo.
Agora que você já entendeu a importância de uma boa noite de sono, é hora de fazer a sua parte e adotar os hábitos que vão proporcionar ao seu corpo e à sua mente o descanso que eles precisam e merecem.
Categorias: reYOU