YOUing

Como fortalecer o sistema imunológico de forma completa?

Como fortalecer o sistema imunológico de forma completa?

Você, certamente, já ouviu dizer que alguém ficou doente porque a imunidade estava baixa. E também já deve ter visto por aí várias dicas sobre como fortalecer o sistema imunológico. Mas, o que significa, afinal, ter uma imunidade alta ou baixa? Por que isso é tão importante para a saúde do nosso corpo?

Neste artigo, você vai aprender sobre o sistema imunológico e entender como funciona esse setor do nosso organismo que é responsável por nos proteger de diversas doenças. Acredite: melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar passa pelo fortalecimento da sua imunidade.

O que é e como é composto o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas, que atuam para combater a invasão de microrganismos, como vírus e bactérias, no nosso corpo. É quase um exército trabalhando para te proteger dos inimigos, a partir do reconhecimento de substâncias estranhas que tentam invadir o seu organismo e da destruição ou neutralização desses invasores.

Em termos de composição, o sistema imunológico estrutura-se, basicamente, por órgãos e células. Os órgãos se dividem entre imunitários primários e imunitários secundários e são eles: medula óssea e timo (primários) e linfonodos, baço, tonsilas, apêndice e placas de peyer (secundários). É nesses órgãos que acontece a produção e a atuação das células, que são o que, de fato, protegem o seu organismo de vírus e bactérias.

Células do sistema imunológico

As células que constituem o sistema imunológico, por sua vez, são chamadas de células brancas, glóbulos brancos ou leucócitos. Essas células, produzidas na medula óssea, são as principais responsáveis pelo combate às infecções e se dividem em dois grandes grupos: polimorfonucleares e mononucleares, compostos por diversas outras células que desempenham funções específicas e complementares.

É como se seu corpo fosse uma empresa e cada célula desempenhasse a função de um funcionário, de maneira coordenada, para que tudo ocorra bem e os melhores resultados sejam alcançados sempre. E, como toda boa empresa, você certamente quer que o seu corpo atue na melhor performance, não é mesmo? É por isso que cuidar do sistema imunológico é tão importante.

Vale dizer, ainda, que essas células atuam na produção de anticorpos, que são responsáveis por identificar a presença de microrganismos estranhos e colocar o corpo para trabalhar no combate a eles. E mais: os anticorpos possuem o que chamamos de “memória imunológica”, que atua para defender o nosso organismo, a longo prazo, de infecções recorrentes. É ela, inclusive, que faz as vacinas serem tão importantes para o nosso corpo.

Quais os efeitos da baixa imunidade?

Certo! Você já entendeu o que é e como funciona o sistema imunológico e, provavelmente, já tem clareza de por que ele é tão importante para o nosso corpo. Mas, você também precisa saber que além de nos deixar mais expostos a doenças de diversos tipos, um sistema imunológico enfraquecido causa diversos tipos de reações no nosso corpo.

Sabe aquele cansaço constante ou aquela enxaqueca que insiste em te visitar com frequência? Pode ser baixa imunidade! Confira abaixo os principais efeitos de uma imunidade baixa — mas, saiba que essa lista é muito maior —, que são alertas para que você trabalhe para fortalecer o seu sistema imunológico.

Cansaço

Se você tem uma sensação constante de cansaço, mesmo que esteja tendo boas noites de sono, isso pode ser um sinal de imunidade baixa. Quando o seu sistema imunológico está enfraquecido, seu corpo precisa gastar mais energia para combater as infecções e, logo, você se cansa mais. Além disso, as vitaminas, que são elementos importantes para nossa imunidade, contribuem para a sua disposição para enfrentar o dia. Se a sua imunidade está baixa, pode ser que o nível de vitaminas no seu corpo esteja abaixo do recomendado.

Queda de cabelo

Esse é um sintoma de baixa imunidade que pode passar despercebido por muita gente. A queda de cabelo está, geralmente, associada ao déficit de vitaminas no corpo e a fatores emocionais, como o estresse, e é um sinal claro de que seu sistema imunológico precisa de mais atenção. Ou seja, cuidar da sua imunidade também é cuidar da saúde do seu cabelo.

Resfriados e outros adoecimentos constantes

Se você gripa com frequência ou pega um resfriado a cada esquina, certamente está com a imunidade baixa. Como dissemos, o seu sistema imunológico funciona como um exército que protege o seu corpo dos inimigos. E se o exército não está na sua melhor performance, fica mais fácil para vírus e bactérias entrarem no seu organismo e fazerem estrago por lá.

Problemas intestinais

Você sabia que o intestino é um órgão imprescindível para o nosso bem-estar e para a saúde do nosso corpo? Logo, se ele não vai bem, muita coisa não vai bem por aí. E é exatamente nesse órgão que ficam 80% das células imunes do nosso organismo. Se as células estão enfraquecidas ou em menor quantidade do que deveriam para oferecer a proteção necessária, o intestino acaba deixando entrar vírus, bactérias e fungos e você começa a sofrer com efeitos como diarreia, náuseas e vômitos.

Quais os benefícios de fortalecer o sistema imunológico?

Você já entendeu o quanto o seu sistema imunológico é responsável pela saúde do seu corpo e por que você precisa garantir que ele trabalhe sempre em sua melhor performance. Mas, vale ressaltar: estar com a imunidade alta diminui a chance de invasão de microrganismos no seu corpo, o que te protege de muitas doenças e diversos outros efeitos, além de te deixar mais disposto para as atividades do dia a dia.

Também é importante que você saiba que existem diversas medidas — muito simples, por sinal — que você pode adotar para fortalecer a produção das células do seu sistema imunológico. Você quer uma notícia melhor do que a de que você está no comando desse exército e pode assumir agora mesmo o controle da saúde do seu corpo?

Como fortalecer o sistema imunológico, afinal?

Então, vamos para a parte prática. Agora que você já sabe por que ter um sistema imunológico funcionando em alto desempenho é fundamental para a sua saúde, é hora de conhecer hábitos que você pode adotar para fortalecer esse exército e manter vírus e bactérias bem longe do seu corpo.

Tome sol com frequência

Lembra que dissemos que as vitaminas são elementos fundamentais para o seu sistema imunológico? E o sol, como você já deve saber, é a principal fonte de vitamina D. Por isso, adotar o hábito de tomar sol com frequência é uma medida importante para fortalecer a sua imunidade. 

Beba bastante água

Sabe aquele conselho de mãe que a gente precisa levar para a vida? “Beba água” é um deles! Manter o seu corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo e do seu sistema imunológico. A quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa. Alguns estudiosos dizem que dois litros são o suficiente, outros defendem que você deve tomar 0,35ml para cada quilo de peso. Sucos, chás ou água gaseificada não entram nessa conta, viu?

Pratique exercícios físicos regularmente

A atividade física atua, diretamente, na produção de anticorpos e, logo, no fortalecimento do seu sistema imunológico. Por isso, adote o hábito de praticar exercícios físicos com frequência — pelo menos três vezes por semana costuma ser um bom ritmo — e colocar o seu corpo para trabalhar a favor da sua saúde. E lembre-se que atividade física não precisa ser nada complexo, viu? Exercícios simples, que você pode fazer em casa e com o peso do seu próprio corpo, já ajudam demais a fortalecer a sua imunidade.

Tenha uma boa rotina de sono

De forma resumida, podemos dizer que para trabalhar bem o exército precisa estar descansado. Dormir bem é fundamental para vários aspectos da nossa vida, inclusive nossa saúde mental. Ter uma boa rotina de sono te ajuda a manter o controle sobre as suas emoções, evitando sentimentos e sensações como a ansiedade e o cansaço. Além disso, diversos estudos comprovam que a privação do sono ou um sono de má qualidade interfere diretamente na nossa imunidade, nos deixando mais suscetíveis às infecções. 

Aposte na ingestão de probióticos

Você já ouviu falar nos lactobacilos vivos, certo? Pois saiba que eles são microrganismos contidos nos probióticos que, se ingeridos na quantidade adequada, fazem muito bem para o seu organismo. É como se eles fossem “bactérias do bem”, que vão se unir aos bons soldados do seu exército para combater o ataque dos inimigos. Outro ponto importante é que probióticos ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, o que, como você viu mais acima, está diretamente relacionado ao fortalecimento do seu sistema imunológico.

Planeje sua rotina

A desorganização e a falta de planejamento são hábitos extremamente prejudiciais para a nossa saúde, visto que elas acabam fazendo com que a gente deixe de realizar atividades que são importantes para a saúde do nosso corpo e da nossa mente. Sem planejar sua rotina, você dificilmente conseguirá se organizar para fazer atividades físicas regulares, para se alimentar de forma adequada e balanceada e para dormir bem, o que, como vimos acima, afeta diretamente a sua imunidade. Você precisa ter disciplina para manter o controle da sua vida nas suas mãos e evitar aquela sensação de que você só vive para trabalhar e resolver problemas.

Aumente o consumo de vitaminas

Por fim, e não menos importante, aumentar a quantidade e a qualidade das vitaminas que você ingere no seu dia a dia é uma medida fundamental para fortalecer o seu sistema imunológico. As principais vitaminas que atuam nesse sentido são a A, a C, a D e a E e existem diversos alimentos ricos nelas que você pode incluir na sua dieta.

Peixe, leite, cenoura, brócolis e manga são exemplos de alimentos ricos em vitamina A. A vitamina C, por sua vez, pode ser encontrada principalmente em frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi. A principal fonte de vitamina D, como dissemos acima, é o sol, mas a vitamina também pode ser encontrada em ovos e cogumelos, por exemplo. Avelãs, nozes, sementes de girassol e amêndoas são bons alimentos para você incluir na sua dieta com o intuito de aumentar o consumo de vitamina E.

Mas, vale dizer que existem diversos complexos vitamínicos que podem te ajudar a turbinar a ingestão de vitaminas. Esses suplementos são encontrados facilmente no mercado e atuam para atender carências nutricionais específicas ou complementar uma dieta.

INFTY - YOUing

Conheça o YOUing

O YOUing atua na otimização do sistema imunológico, no aumento da resistência contra inflamação e na modulação de inflamações no seu organismo. Vale ressaltar que o produto é produzido com ingredientes ativos de alta eficiência, cruciais para um ótimo desempenho do seu sistema de defesa.

YOUing é composto por:

  • Ginseng Siberiano — fitoterápico de efeito adaptógeno, que promove a melhora da fadiga e do estresse, além do aumento de trabalho aeróbico nas atividades físicas;
  • Reishi (Ganoderma lucidum — cogumelo de efeito imunomodulador, regula o estresse e auxilia na prevenção de neoplasias, além de ter efeito antioxidante e melhorar a sensibilidade à insulina;
  • L-Lisina — aminoácido que reduz a recorrência, a severidade e o tempo para remitir sintomas de infecção herpética;
  • Andrographis — fitoterápico com ação adaptógena, imunomoduladora e anti-inflamatória, que auxiliam no trato de infecções respiratórias.

Vale ressaltar que, assim como o YOUing, os demais produtos da marca são ricos em micronutrientes, antioxidantes, minerais, fitoterápicos e adaptógenos, com efeitos a longo prazo, e contam com dosagens pensadas para garantir os benefícios que o seu corpo precisa. São produtos 100% naturais, feitos para te ajudar a alcançar mais saúde, mais qualidade de vida e mais bem-estar.

A INFTY é a primeira marca de saúde e bem-estar do Brasil que atua sustentada pelo conceito de nutrinteligência, a ciência de construir a melhor relação entre os elementos que a natureza oferece, combinando-os de forma assertiva e eficiente, para que seu corpo conquiste, de forma limpa, a melhor performance que você pode ter em cada momento da sua vida. Ou seja, a marca é uma grande aliada que você tem para construir um exército forte e manter o seu corpo saudável e em seu mais alto nível de desempenho.

Agora que você já sabe a importância de manter o seu sistema imunológico fortalecido e como alcançar isso, é hora de colocar a mão na massa. Assuma o controle da sua vida para garantir que você esteja sempre na sua melhor versão.

Categorias: YOUing